domingo, 11 de janeiro de 2015

O povo de Minas e de Belo Horizonte não pode permitir que aconteça despejo da Ocupação Nelson Mandela, na Serra, Belo Horizonte, SEM ALTERNATIVA DIGNA, que é moradia para as famílias.



O povo de Minas e de Belo Horizonte não pode permitir que aconteça despejo da Ocupação Nelson Mandela, na Serra, Belo Horizonte, SEM ALTERNATIVA DIGNA, que é moradia para as famílias.

No natal divulgamos e conclamando apoio para a Comunidade Nelson Mandela - Av. do Cardoso, no bairro Serra, BH -, que corria o risco de ser despejada naqueles dias. Com muito esforço e uma tarefa conjunta com Ministério Público, Defensoria Pública, CPT, Brigadas Populares, vários apoiadores, o despejo não ocorreu. Desde o natal vem-se enfrentando, em um esforço sem tamanho, a insistência do juiz que determinou o despejo e da prefeitura de BH que exigem pressa e urgência para que se execute tal decisão. 
Dia 09/01/2015, participamos, com diversos apoiadores, de uma reunião no 22º batalhão da Polícia Militar, que tinha como objetivo informar sobre o despejo que está agendado para a próxima terça-feira, dia 13 de janeiro de 2015. 
A prefeitura, presente na reunião, não ofereceu nenhuma alternativa para realocar as famílias. São pessoas que não têm para onde ir, entre elas, muitas crianças, mulheres grávidas, idosos e deficientes. Também têm pessoas que estavam em situação de rua em BH e encontraram acolhida na Comunidade. 
A prefeitura alega que as famílias estão em área de risco, mas não oferece o encaminhamento que é dado para as pessoas nesta situação. Ao contrário, oferece a rua. Tanto a PM, quanto a prefeitura e o oficial de justiça alegam ser uma ordem do juiz e por isso tem que ser cumprida. Ficamos nos perguntando: por que quando a ordem do juiz, que não é superior à Constituição, quando é contra os pobres tem todo empenho e esforço para se cumprir? Por que não se coloca todo esforço para cumprir a ordem da Constituição brasileira de que toda pessoa tem direito a moradia e tem que ser respeitada na sua dignidade?
Na reunião, quem estava lá e tem coração, não deve ter dormido em paz à noite. Mulheres com crianças no colo chorando, crianças aflitas, idosos, como o Sr. Afonso, com muletas e sem fala, que nem tem família, é cuidado pelos moradores, todos muito desesperados. 
Não é possível cumprir tal decisão e a desobediência a esta ordem está amparada no que há de mais sagrado no ordenamento jurídico do Brasil: a dignidade da pessoa humana e a construção da justiça social. 
Povo de Minas e de Belo Horizonte, não podemos permitir que está violência  aconteça! Todo apoio às famílias da Comunidade Nelson Mandela em BH!
Abraço na luta. Advogada Maria do Rosário e Frei Gilvander Moreira. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário